segunda-feira, 1 de julho de 2013

FORMAS & COR

A arte é a linguagem do sentimento e das emoções, através dela introduz-se a dimensão emocional e sentimental na educação.
Consciente desta realidade, a área disciplinar de Educação Visual, no terceiro ciclo, dos 8º e 9º anos de escolaridade, proporcionou com o desenvolvimento da atividade “Formas e Cor” a criação de situações, em que os alunos pudessem desenvolver o seu processo criativo e expressivo, promovendo a manipulação e exploração de diferentes materiais e técnicas, permitindo a observação e experimentação da plasticidade dos corpos, a exploração de diferentes meios de representação e comunicação e o impulsionar de atitudes de colaboração, ajuda e cooperação.
Na sala de aula, considerando a tridimensionalidade, os professores recorreram a inúmeros materiais, de forma a proporcionar ao aluno atividades diversificadas, tornando-os capazes de ser inventivos. O uso de materiais mais tradicionais, mas também o uso de materiais reaproveitados de baixo custo deram lugar ao trabalho criativo, tendo resultado na realização de trabalhos magníficos, levando a ações, que fizeram os alunos refletir dentro de um contexto cultural, permitindo ao professor interagir com os mesmos, facilitando assim trocas de ideias e conhecimento.
Relativamente aos alunos, nem todos apresentaram as mesmas capacidades criativas e técnicas, mas verificou-se que quando devidamente estimulados são capazes de executar projetos interessantes e melhorar as suas capacidades manuais e criativas. No entanto, mais do que a quantidade e qualidade de material realizado, merece destaque a possibilidade que a escola proporcionou aos seus alunos de desenvolverem a sua cultura artística, no sentido de valorizar a cultura local, nacional, as disciplinas das expressões e o seu ensinamento.
A presente atividade culminou com a exposição dos trabalhos realizados, que teve lugar no Pólo 3, tendo a mesma merecido o reconhecimento da comunidade educativa, que ressaltou as potencialidades artísticas dos alunos, merecedoras do seu desenvolvimento.








 



AS CARAS DA NOSSA TERRA NA LITERATURA


“Num período de crescente globalização, será importante que as particularidades não sejam esquecidas, pelo contrário, é necessário reafirmar as identidades”.

                                                                                                                                            (Adriano Moreira)

Está patente no espaço de exposições da Biblioteca Escolar da EBSMC 2, um trabalho intitulado As caras da nossa terra na literatura. O objetivo é o de que toda a comunidade escolar lance um outro olhar sobre a vida e obra dos principais escritores originários da região. Esta atividade é da responsabilidade de um professor de Geografia em colaboração com a equipa da BE.

ATELIÊ DE MATEMÁTICA

Na Biblioteca da EB1 de Morais realizou-se um Ateliê de Matemática, que marcou o final do ano letivo. Esta atividade permitiu aos alunos, através de uma forma lúdica e educativa, ter um contacto diferenciado na área de conhecimento mais importante, jogos e desafios matemáticos. “A Matemática é um grande jogo” e podemo-nos divertir muito com ela! Desenvolver nos alunos o prazer e a apetência para a Matemática, só são possíveis através de um ensino/aprendizagem mais lúdico.
Os alunos aderiram com muito empenho e entusiasmo ao desafio proposto, pois fizemos assim, uma abordagem simples e facilitadora da aprendizagem, manipulando uma grande variedade de materiais, alguns elaborados pelos próprios alunos.








 

UMA LEITURA POR DIA NEM SABES O BEM QUE TE FAZIA…

Esta atividade levada a cabo diariamente na biblioteca escolar do polo 3, no âmbito do projeto aLeR+, trouxe aos alunos a possibilidade de se informarem sobre assuntos variadíssimos. A novidade do texto que os alunos encontravam diariamente à sua espera na biblioteca constituiu garantidamente uma mais-valia para uma escapadinha até à biblioteca ou para uma visita mais demorada.
O objetivo desta atividade foi a promoção da leitura e formar cidadãos informados e ativos.




CÍRCULOS DE LEITURA

Esta atividade, integrada no projeto aLeR+, foi desenvolvida ao longo do ano, tendo-se reunido os alunos, dos 7º C, D e 8º F, em média duas vezes por período na biblioteca escolar do polo3.
A leitura de diversos autores consagrados portugueses e alguns estrangeiros, como Edgar Allan Poe permitiu a muitos alunos descobrirem percursos de leitura diversos. Muitos deles aventuraram-se inclusive na leitura de diversos contos de Eça de Queirós. Notaram com algum desagrado a forma trágica como muitos dos contos deste autor terminavam, mas perceberam também a riqueza da mensagem que transmitiam.
Assim, da discussão das obras lidas surgiram novas descobertas que a alguns dos alunos tinham passado despercebidas, aquando da primeira aproximação da obra.


VISITA AO LAR DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

No dia sete de junho, os alunos do 8º F, acompanhados pela docente de Português e pela professora bibliotecária da BE polo 3, viveram uma experiência única aquando da sua visita ao Lar da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros.
Declamaram para os idosos os poemas que tinham escolhido e foram brindados com momentos de declamação improvisada por alguns idosos mais corajosos que os surpreendeu verdadeiramente. A afabilidade e conversa fácil cativou-os e o tempo ali passado deixou-lhes certamente marcas indeléveis. Dos laços inaugurados nesta visita, ficou a promessa de fortalecimento, através da troca de experiências, a concretizar-se no próximo ano letivo.