quarta-feira, 12 de junho de 2013

"ABRE A PESTANA COM UM POEMA POR SEMANA"

Abre a pestana com um poema por semana foi uma atividade desenvolvida ao longo do ano e consistia na leitura de um poema por semana, de autores portugueses, pelos professores aos alunos dos diferentes níveis de ensino do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros. Todos esses poemas estão agora compilados num livro digital que pode ser  consultado aqui.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


“A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.”  

                                                                                           (Óscar Wilde)

A comemoração do Dia Mundial da Criança tem um significado muito especial. Assim, a EB1 e o Jardim de Infância de Morais, em articulação com a Biblioteca Escolar, empenhadas em promover a educação e simultaneamente a felicidade das crianças, pretenderam assinalar este dia de uma forma entusiasta e inesquecível. Privilegiou-se o espaço de convívio e interação social, contribuindo para a formação cívica e pessoal das crianças, colorindo os seus sonhos com tom de alegria e felicidade, provocando sorrisos de satisfação.
Realizaram-se atividades de carácter lúdico-pedagógico, desportivas e culturais, com os objetivos de promover a interação entre os alunos da Escola e do Jardim de Infância, motivar a prática de experiências lúdico-desportivas, estimular a concentração/desenvolvimento, difundir o sentido da partilha, sensibilizar as crianças para a amizade e o respeito e evidenciar o seu papel como indivíduo com direitos e deveres.
A comemoração do Dia Mundial da Criança teve um sabor especial para os alunos de Morais, uma vez que, puderam contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Engº Beraldino Pinto, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, Dr. Paulo Dias e do seu Adjunto, Dr. António Mesquita.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 28 de maio de 2013

Projeto Sobe

       Mais uma vez foi trabalhado o livro “Kiko, o dentinho de Leite,” de Manuela Mota Ribeiros. 
    Esta obra foi a fonte de inspiração para os alunos do 3.º ano desenvolverem interessantes trabalhos, através de diversas técnicas (desenho, pintura, recorte, colagem, entre outras) surgindo assim, verdadeiros enfeites, que vão embelezar o espaço de exposições das Bibliotecas.





segunda-feira, 27 de maio de 2013

Projeto Sobe

    Os materiais do Kit continuam a entusiasmar os alunos do 3.º ano. 
   Desta vez, foi trabalhado o livro “Kiko, o dentinho de Leite,” de Manuela Mota Ribeiros.
   À visualização da história em PowerPoint, seguiu-se a exploração oral do livro com intervenções muito oportunas, diversificadas e interessantes.



quinta-feira, 23 de maio de 2013

EM CONTACTO COM A NATUREZA - MONTE DE MORAIS


          No dia 22 de maio de 2013, os alunos da EB1, do J.I., professores, professora bibliotecária e técnicas de educação, para dar continuidade à articulação com o J.I. e ao bloco do programa de Estudo do Meio do 2º ano, “À Descoberta do Ambiente Natural”, observar e identificar Seres Vivos e Não Vivos do seu ambiente, realizaram uma visita de estudo ao Monte de Morais, atendendo às características do Monte e às espécies de pedras/rochas (serpentinitos) e flores, nomeadamente a alissum e a armérie marizzi, esta considerada única no Planeta.
          Realizaram-se, ainda, atividades enriquecedoras e promotoras do respeito pela Natureza e construção dos saberes de uma forma sistematizada e integrada.