quarta-feira, 24 de abril de 2013

Comemoração do 25 de Abril

A área disciplinar de História e Geografia de Portugal e a biblioteca escolar, do Pólo II, levaram a efeito a comemoração do 25 de Abril, com poesia, chá e uma palestra proferida pelo Engenheiro Luís Vaz, que contou com a presença do Diretor do Agrupamento.

Esta atividade teve participação dos professores do 1.º e 2.º ciclo, e dos alunos do 6.º ano, que entusiasticamente assistiram e participaram na palestra. 
Esta teve um carácter elucidativo do que foi a Revolução de Abril e das transformações que operaram na sociedade portuguesa, tornando-a livre e solidária.


Esta iniciativa teve um especial brilho com a participação dos alunos que declamaram poemas alusivos ao tema, bem como apresentaram diversos momentos musicais.
Neste âmbito, realizou-se também uma exposição de trabalhos, feitos pelos alunos do 6.º ano, sobre o tema “25 de Abril e a liberdade”, no espaço anexo à biblioteca.

Divulgação dos trabalhos realizados, no âmbito do projeto aLeR+, junto da comunidade


   Os trabalhos realizados pelas turmas de Educação Visual do oitavo ano, em articulação com a disciplina de Português foram divulgados inicialmente na Biblioteca, como contributo para a celebração da semana da leitura, e, numa segunda fase, foram apresentados, fora do espaço escolar, à comunidade macedense, em diversos estabelecimentos comerciais.
        Tudo começou depois de os alunos terem lido a obra O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá. De seguida, abordaram-na numa perspetiva artística, nas aulas de Educação Visual. Assim, recriaram em objetos diversos, tais como, telas, chávenas, pratos, candeeiros, caixas de televisor, telhas, etc., as personagens principais da obra de Jorge Amado.
        Os comerciantes locais acolheram com entusiasmo esta iniciativa, disponibilizando-se para integrar outras atividades a realizar neste âmbito. 




COMEMORAÇÃO DO DIA DA POESIA NA NOSSA ESCOLA…

Aceita o desafio poético…
        Os alunos da Escola Básica e Secundária comemoraram, no âmbito do projeto aLeR+, no dia 4 de abril, o Dia da Poesia.  
        Os discentes foram convidados a dirigirem-se à Biblioteca com o intuito de reconstruírem poemas de vários autores de Países de Língua Oficial Portuguesa. O entusiasmo dos intervenientes foi notório, acompanhado, por vezes, de algum espírito de competição. Momentos houve em que as dificuldades levaram os alunos a procurar alguma ajuda junto dos professores e assistentes da Biblioteca.
        A atividade que se iniciou na Biblioteca estendeu-se posteriormente ao espaço da sala de aula, tendo os alunos das turmas envolvidas realizado animadamente a proposta apresentada. Os alunos que completaram com êxito esta tarefa receberam um prémio simbólico.
    
 
   
  

   

   

    
Ao almoço com poesia…
Uma outra atividade, enquadrada nesta celebração, decorreu no refeitório da escola e consistiu no preenchimento de poemas lacunares, que constituíam os individuais distribuídos naquele dia.
       Os alunos, professores e funcionários, apanhados de surpresa pela poesia que circulava pela cantina, dedicaram alguns momentos do seu almoço, a ler e completar o poema que lhes coubera em sorte.





















A poesia saiu à rua…

Ainda no dia 4 de abril, os alunos dos 9º E saíram à rua para celebrarem com a comunidade local o Dia da Poesia, numa iniciativa promovida pela professora Ana Sousa, em articulação com a Biblioteca Escolar.
Os discentes elaboraram alguns poemas, recolheram outros e percorreram as ruas da cidade de Macedo oferecendo aos transeuntes um poema.
Neste percurso fizeram uma incursão à Biblioteca Municipal, onde se encontraram com Luís Panda, autor da exposição de poesia patente naquele espaço.
A leitura de poemas pelos alunos e pelo autor envolveu os participantes num ambiente lírico em que a partilha de emoções diversas foi uma constante.

                             
  
                             






quarta-feira, 17 de abril de 2013

2ª Fase do Concurso Nacional Leitura



       Foi com entusiasmo que os alunos previamente selecionados a nível de escola participaram, no pretérito dia 11 de abril de 2013, em Mirandela, na final distrital do CNL. O concurso decorreu no Centro Cultural da cidade.
       Os alunos foram submetidos a duas provas: uma escrita e outra oral. No final das provas, foram entregues lembranças aos concorrentes apurados e o convívio terminou com um copioso lanche.
       Aos alunos participantes, Parabéns!


sexta-feira, 22 de março de 2013

Semana da Leitura na EB1 Morais


Durante a semana de 11 a 15 de março, a Biblioteca Escolar do 1º ciclo de Morais, foi palco das mais variadas atividades. Os alunos, acompanhados das suas professoras, dramatizaram o conto Ser Grande. Avós e encarregados de educação foram à escola e partilharam histórias, ouviram contos e declamaram poesia alusiva ao mar, elaboraram trabalhos centrados na temática do mar e receberam a visita dos colegas mais novos, do Jardim de Infância, que os presentearam com a dramatização do conto O Peixinho Arco-ÍrisFoi uma semana de grande animação, convívio, partilha, leitura e conhecimento.




Sarau Cultural

Entre as 14:30 e as 21:00, decorreu o Sarau Cultural que envolveu diversas atividades, designadamente, a atuação do Clube de Gaita de Foles “Mirabornes”, orientados pelo professor Paulo Preto; o momento musical da aluna Vera Trinchete do 9º D, que encantou os ouvintes com a “Canção do Mar”; a interpretação de poesia amorosa, promovida pela turma de 11º D, sob orientação do professor Eduardo Teixeira; e a representação teatral da peça AdVersus, pela companhia Associação Artística Andante.



 

Workshop "Leitura em voz alta"


Promovido pelas Bibliotecas Escolares, no âmbito do projeto aLeR+ decorreu na Escola Básica e Secundária de Macedo de Cavaleiros, nos dias 15 e 16 de março, um Ateliê para professores, dinamizado pela Associação Artística Andante, com vista a munir os docentes de instrumentos para promoção da leitura.