domingo, 13 de janeiro de 2013

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA



    
       Nos dias 8 e 10 de janeiro, teve lugar a 1.ª fase do CNL, (1ª e 2ª eliminatórias, respetivamente), na BE da EBS de Macedo de Cavaleiros, para os alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário.
       A adesão ao CNL foi muito significativa, uma vez que houve um número elevado de inscrições: 131 alunos do 3º Ciclo e 76 do Secundário o que demonstra não só o prazer de ler dos nossos jovens, os hábitos de leitura que diariamente lhes são incutidos bem como o acesso ao acervo diversificado existente na Biblioteca Escolar inteiramente ao seu dispor.
      As obras selecionadas para esta 1ª fase do CNL, que decorre a nível de escola, foram as seguintes:
3º Ciclo:
ü  Conto «Para a escola» da obra Os meus amores, de Trindade Coelho.
ü  Conto «Nero» da obra Bichos, da autoria de Miguel Torga.
Secundário:
ü  Conto «No moinho», inserto na obra Contos de Eça de Queirós.
ü  Conto «Os sapatos da irmã» inserto na obra Dia cinzento e outros contos de Mário Dionísio.
Esta etapa serviu para seleccionar os alunos, que representarão o Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros, na fase distrital a realizar numa biblioteca municipal do distrito de Bragança, em data a definir pelo PNL.
Os melhores entre os melhores foram:
3º Ciclo: -  Marta Imbana – 8º E
   -   Verónica Feliciano Dionísio – 8º E
   -   Jéssica Carvalho  - 7º A
Suplente: - Micaela Oliveira – 8º B
Secundário: - Patrícia Pires – 10º B
                       - Pedro Mesquita  - 11º A
                       - Rita Sousa - 11º B
Suplente: - Pedro Ramos  - 11º A


COMEMORAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Para comemorar esta efeméride a área disciplinar de História em parceria com a BE, Polo 3, levou a efeito uma exposição cujo tema central foi a Declaração Universal dos Direitos do Homem, bem como, alguns dos seus pioneiros e defensores. A mesma esteve patente até ao dia 8 de janeiro de 2013.
 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Boas Festas


A equipa da Biblioteca Escolar deseja a tod@s um Natal cheio de Paz e de Alegria.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dia da Biblioteca Escolar





O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares declarou o dia 22 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar. A iniciativa insere-se no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, dedicado em 2012 ao tema aglutinador "Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro".

Sementes de leitura - Histórias com vida


 Durante o mês de outubro, no espaço da BE do Centro Escolar, foi trabalhado o livro “As preocupações do Billy,” de Anthony Browne, no âmbito das atividades Sementes de leitura e Histórias com vida, dirigidas aos alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo, respetivamente.
Numa abordagem ao tema da obra, os alunos descreveram os desassossegos, receios e medos que os atormentam em determinadas horas do dia, com intervenções muito oportunas e diversificadas.
Como trabalho de expressão plástica, os alunos do pré-escolar e do 1º ano pintaram diferentes “bonecos das preocupações” enquanto os do segundo escreveram, numa folha de registo, as suas inquietações.
 

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

No pretérito dia 22 de outubro, comemorou-se o mês Internacional da Biblioteca Escolar no Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros. Com o objetivo de promover a leitura e a escrita, foram proporcionadas diferentes atividades aos alunos, surgindo trabalhos em que é bem notória a importância dos livros e das bibliotecas. 
Até meados do mês de Novembro, estão patentes três exposições, nos polos 1, 2 e 3, divulgando o produto final do trabalho desenvolvido.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Lê e coleciona



O Dia Europeu Sem Carros celebra-se anualmente a 22 de setembro. A data visa sensibilizar a população e as autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário, dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte, como os transportes públicos e bicicletas.
Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu Sem Carros comemora-se, promovendo ações de sensibilização.
Nas cidades aderentes, algumas ruas são fechadas ao trânsito, solicitando aos cidadãos que poupem nas suas deslocações e optem por meios alternativos.