Mostrar mensagens com a etiqueta Exposição. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Exposição. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 4 de abril de 2014

As Religiões Abraâmicas

        No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, os alunos do 7º ano, sob a orientação do seu professor, realizaram trabalhos sobre o tema As Religiões Abraâmicas 
      O envolvimento dos alunos, nesta atividade, foi notória como provam os trabalhos apresentados. Destacam-se, entre outros, o dia sagrado do Cristianismo é ao domingo, o significado do cordeiro no Cristianismo, a Bíblia Sagrada, os Dez mandamentos, Jerusalém, o dia sagrado do Judaísmo é Shabat, o Alcorão, as cidades sagradas do islamismo, Mezuzza, e o Islamismo. Os mesmos podem ser vistos na biblioteca escolar do polo 3.
        Esta atividade resulta de uma parceria entre
a área disciplinar de Moral e a Biblioteca Escolar.
 
 

segunda-feira, 31 de março de 2014


      Andy Warhol «transformou o quotidiano, o mundano e o comum em arte». Graças a isto, «a arte contemporânea, como a conhecemos hoje, conseguiu expandir-se para campos onde nunca tinha entrado. O objetivo do artista foi tornar acessível a toda a gente a sua obra, independentemente do background ou da situação económica».
      No ano em que se comemora o 75º aniversário do seu nascimento, os alunos de Educação Visual do 9º A, B e C realizaram esta exposição para perceber melhor um dos expoentes máximos da cultura do século XX. A mesma encontra-se até ao final da semana na biblioteca escolar do polo 3.

terça-feira, 25 de março de 2014

À Descoberta dos Filósofos

      Na atividade À descoberta dos filósofos, coube agora a vez a dois pensadores estudados no âmbito de um dos conteúdos do programa de 10º ano – a fundamentação da moral. Trata-se de John Stuart-Mill e Imanuel Kant, representantes das designadas éticas teleológicas e deontológicas, que propõem como critério da moralidade a Felicidade e o Dever, respetivamente. 
   

segunda-feira, 24 de março de 2014

Dia do Consumidor

      Comemorou-se a 15 de março  o Dia do Consumidor, encontrando-se no espaço da BE trabalhos sobre o consumo, o consumerismo, o consumismo e o Boom consumista.  Foram elaborados marcadores de livros, alusivos ao consumo, que foram distribuídos aos elementos da comunidade educativa.
 

Dia Mundial da Poesia

     
      No dia 21 de março comemorou-se o Dia Mundial da Poesia, no agrupamento de escolas de Macedo de Cavaleiros.
      Os alunos do 10º G elaboraram trabalhos, em exposição no espaço das bibliotecas escolares, com o objetivo de divulgarem poetas de língua oficial portuguesa. Assim, fizeram uma recolha de poesias de autores variados, com as respetivas biografias.



      Neste dia, os alunos do 7º A, acompanhados da professora de português, proporcionaram um agradável momento de poesia, com a leitura de poemas de Alexandre O'Neill, Eugénio de Andrade e António Gedeão.




        Neste dia no polo 2 na BE e sala de professores os alunos do 4.º B, 5.º F e 6.º C proporcionaram momento muito agradável de partilha de poemas variados de autores portugueses.


Exposição de trabalhos

     


   





      Trabalhos realizados, na Semana da Leitura 2014, pelos alunos do agrupamento de escolas de Macedo de Cavaleiros.
   Os mesmos incluíram poesia de diversos autores, bem como outros trabalhos no âmbito da lusofonia.







terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

História do Peixinho Negrão

      As turmas do 1º ciclo, no âmbito do projeto da Educação Sexual, desenvolveram uma atividade conjunta, na área disciplinar da Oferta Complementar – Educação para a cidadania, a partir da história “O peixinho negrão” de  Lioni, L.
      Esta história fala-nos de um peixe negro que era discriminado por outros peixes por ser gordo e negro. O epílogo da história acontece quando o peixinho negrão ajuda todos os outros peixes salvando-os de serem comidos pelo Glutão que era o peixe mau.
      O peixinho negro põe em prática o ditado popular “A união faz a força”; reuniu todos os peixinhos que corriam perigo de vida e formaram um peixe grande que intimidou o Glutão. O peixinho Negrão assumiu a responsabilidade de os orientar, pois este era o olho do “peixe” formado por muitos peixinhos.
      Depois da leitura e exploração da história, os alunos construíram, em conjunto, o grande peixe formado por muitos peixinhos, que se encontra exposto no placar junto à biblioteca.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

ARTEC na escola

       Ao longo das últimas décadas, têm-se verificado, na nossa sociedade, avanços tecnológicos sucessivos. Consciente desta realidade, a disciplina de ARTEC visa potenciar o desenvolvimento de competências, no âmbito de diferentes atividades técnicas e na abordagem dos fundamentos das transformações sociais e dos impactos ambientais, causados pelo progresso tecnológico, garantindo a compreensão do mundo neste domínio. Neste contexto, ARTEC é também uma disciplina em que se promovem conhecimentos e se fomenta uma atitude crítica no tangente às aplicações práticas da tecnologia, às suas linguagens e aos sistemas de comunicação utilizados, que ajudam a desenvolver o espírito científico e as aptidões técnicas e manuais.
      Neste sentido, na sala de aula, professora e alunos de 7º ano recorreram a inúmeros materiais reaproveitados, de baixo custo, dando lugar ao trabalho criativo, do qual resultou a realização de projetos interessantes, com as mais diversas funções utilitárias, passíveis de visitar na exposição patente no polo 3, até ao próximo dia 26 de fevereiro.

São Valentim

 
     Em comemoração do dia de São Valentim, a turma PIEF, em articulação com a biblioteca escolar, elaborou alguns trabalhos alusivos ao dia, tendo sido distribuídos pela comunidade educativa, que aderiu com grande entusiasmo.

 
 
La Saint-Valentin/Día del Amor y la Amistad

    
  As áreas disciplinares de Francês e de Espanhol, em articulação com a biblioteca escolar, comemoraram este dia com cartas de amor, colocadas, ao longo da semana, num “marco de correio”, não descurando, no entanto, uma carta de amor especial endereçada à sua biblioteca escolar.


sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

À descoberta dos filósofos


A atividade À Descoberta dos Filósofos, proposta pela Área Disciplinar de Filosofia e realizada em colaboração com a Biblioteca da Escola, tem vindo a decorrer de modo exemplar, tendo havido, por parte de todos, mas, essencialmente, por parte dos alunos, um grande empenho e disponibilidade na sua concretização.
As imagens que a seguir se apresentam resultam de um trabalho colaborativo entre alunos e docente. A partir de uma pista, previamente fornecida, pelo docente, aos alunos, estes, através de um processo de pesquisa, recolha e tratamento de informação, elaboram trabalhos sobre o filósofo em questão.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Arquitetura e Património

        A atividade Arquitetura e Património, promovida pela área disciplinar de Educação Visual, culminou com a apresentação de alguns dos trabalhos realizados pelos alunos do 9º ano, turmas D, E e F, sob a orientação da sua professora, Cristina Guimarães. A mostra de trabalhos está patente no Pólo 3 até ao dia 5 de fevereiro.
Para a elaboração dos seus trabalhos, os alunos recorreram a diversas técnicas de desenho e à execução de maquetas em materiais diversos. Esta atividade proporcionou, assim, o desenvolvimento da criatividade e resultou numa diversidade de trabalhos considerável.
Foi objetivo principal desta atividade levar a comunidade educativa à melhor compreensão, conhecimento e valorização do património arquitetónico regional.

 

          De acordo com o disposto no plano anual de atividades, o professor de Educação Visual, Artur Martins, organizou as exposições Culturas da Minha Rua e Rural Sketchers - Arquitetura e Património, em colaboração com a Biblioteca Escolar. Estas atividades, decorridas entre os dias 15 e 22 de Janeiro, na biblioteca do polo 3, consistiram na exposição de trabalhos de desenho e fotografia realizados pelos alunos do curso profissional Museografia e Gestão do Património (no âmbito da disciplina de Comunicação Visual) e pelos alunos das turmas A, B e C de 9º ano.
 
 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

FORMAS & COR

A arte é a linguagem do sentimento e das emoções, através dela introduz-se a dimensão emocional e sentimental na educação.
Consciente desta realidade, a área disciplinar de Educação Visual, no terceiro ciclo, dos 8º e 9º anos de escolaridade, proporcionou com o desenvolvimento da atividade “Formas e Cor” a criação de situações, em que os alunos pudessem desenvolver o seu processo criativo e expressivo, promovendo a manipulação e exploração de diferentes materiais e técnicas, permitindo a observação e experimentação da plasticidade dos corpos, a exploração de diferentes meios de representação e comunicação e o impulsionar de atitudes de colaboração, ajuda e cooperação.
Na sala de aula, considerando a tridimensionalidade, os professores recorreram a inúmeros materiais, de forma a proporcionar ao aluno atividades diversificadas, tornando-os capazes de ser inventivos. O uso de materiais mais tradicionais, mas também o uso de materiais reaproveitados de baixo custo deram lugar ao trabalho criativo, tendo resultado na realização de trabalhos magníficos, levando a ações, que fizeram os alunos refletir dentro de um contexto cultural, permitindo ao professor interagir com os mesmos, facilitando assim trocas de ideias e conhecimento.
Relativamente aos alunos, nem todos apresentaram as mesmas capacidades criativas e técnicas, mas verificou-se que quando devidamente estimulados são capazes de executar projetos interessantes e melhorar as suas capacidades manuais e criativas. No entanto, mais do que a quantidade e qualidade de material realizado, merece destaque a possibilidade que a escola proporcionou aos seus alunos de desenvolverem a sua cultura artística, no sentido de valorizar a cultura local, nacional, as disciplinas das expressões e o seu ensinamento.
A presente atividade culminou com a exposição dos trabalhos realizados, que teve lugar no Pólo 3, tendo a mesma merecido o reconhecimento da comunidade educativa, que ressaltou as potencialidades artísticas dos alunos, merecedoras do seu desenvolvimento.