A arte é a linguagem do sentimento e das emoções,
através dela introduz-se a dimensão emocional e sentimental na educação.
Consciente desta realidade, a área disciplinar de
Educação Visual, no terceiro ciclo, dos 8º e 9º anos de escolaridade,
proporcionou com o desenvolvimento da atividade “Formas e Cor” a criação de
situações, em que os alunos pudessem desenvolver o seu processo criativo e
expressivo, promovendo a manipulação e exploração de diferentes materiais e
técnicas, permitindo a observação e experimentação da plasticidade dos corpos,
a exploração de diferentes meios de representação e comunicação e o impulsionar
de atitudes de colaboração, ajuda e cooperação.
Na sala de aula, considerando a tridimensionalidade,
os professores recorreram a inúmeros materiais, de forma a proporcionar ao aluno
atividades diversificadas, tornando-os capazes de ser inventivos. O uso de
materiais mais tradicionais, mas também o uso de materiais reaproveitados de baixo custo deram lugar ao
trabalho criativo, tendo resultado na realização de trabalhos magníficos, levando
a ações, que fizeram os alunos refletir dentro de um contexto cultural, permitindo
ao professor interagir com os mesmos, facilitando assim trocas de ideias e
conhecimento.
Relativamente aos alunos, nem todos
apresentaram as mesmas capacidades criativas e técnicas, mas verificou-se que quando
devidamente estimulados são capazes de executar projetos interessantes e
melhorar as suas capacidades manuais e criativas. No entanto, mais do que a
quantidade e qualidade de material realizado, merece destaque a possibilidade
que a escola proporcionou aos seus alunos de desenvolverem a sua cultura
artística, no sentido de valorizar a cultura local, nacional, as disciplinas
das expressões e o seu ensinamento.
A presente atividade culminou com a
exposição dos trabalhos realizados, que teve lugar no Pólo 3, tendo a mesma merecido
o reconhecimento da comunidade educativa, que ressaltou as potencialidades
artísticas dos alunos, merecedoras do seu desenvolvimento.